O novo acesso ao Parque Industrial Terra Negra, em Lousado, Famalicão, já abriu ao trânsito. Trata-se de uma via com pouco mais um quilómetro que liga a rotunda de Santana, em Ribeirão, na Estrada Nacional 14, à zona industrial Terra Negra, considerada "estruturante".
Corpo do artigo
A Câmara de Famalicão investiu mais de um milhão de euros no arruamento, que já está aberto à circulação automóvel, estando os passeios pedonais a serem concluídos.
Entretanto, ainda durante este semestre, a via deverá ser prolongada em 650 metros entre a rotunda da nova entrada da fábrica de pneus Continental e o Loteamento Industrial da Carvalhosa, também em Lousado, criando uma circular à zona industrial. A obra inclui a criação de um acesso público entre a Rua da Circulação e a Rua de Montoito, através de um viaduto que existe no local e que passará para o domínio público por acordo entre o município e a Continental.
"É uma artéria fundamental para aquela importante zona industrial do concelho e mesmo para o país. Vai permitir transferir para aqui o trânsito pesado que serve as indústrias daquela zona, ajudando-as a crescer, libertando os acessos junto de zonas residenciais para o trânsito ligeiro", diz Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão.