Um jovem casal de agricultores de Cabreira do Côa, Almeida, que tem uma exploração leiteira de ovelhas da raça "awassi", típica de Israel,está satisfeito com a aposta que fez há cerca de dois anos.
Corpo do artigo
O casal de agricultores - António Fonseca, 28 anos, e Regina Pereira, 25 anos, - iniciou a atividade em 2005, com ovelhas tradicionais da região da Serra da Estrela mas em dezembro de 2008 optou por efectivos da raça israelita "porque produzem mais leite".
"Como as coisas estão muito caras, temos que produzir mais leite para conseguir pagar o investimento", justificou António Fonseca, que neste momento tem cerca de 400 ovelhas. Contou que adquiriu as primeiras 315 cabeças "awassi" em Espanha, e que desde essa altura a produção leiteira aumentou significativamente. Referiu que uma ovelha tradicional da região produz cerca de 0,7 litros de leite por dia e que um animal da raça típica de Israel gera uma média de 2,2 litros. "Há uma diferença de um litro e tal", apontou o jovem empresário, sublinhando que tem fêmeas que chegam a dar "três a quatro litros" de leite diários.
O leite é todo vendido para uma fábrica de queijo de Seia, adiantou o proprietário, esclarecendo que produz uma média anual de 70 mil litros, correspondente a uma produção diária de cerca de 200 litros.
As ovelhas israelitas têm "uma linha diferente" das tradicionais, explicou Regina Pereira. "Tem um rabo mais largo, pata mais curta, pelo mais comprido, cabeça sempre castanha e as tetas são um bocadinho mais recheadas", relatou, acrescentando que "os carneiros saem sempre com cornos e a ovelhas sem eles".