A água dos poços que abastece a freguesia de Covelas, Póvoa de Lanhoso, está a ser analisada semanalmente, para atestar que não há perigo para a saúde pública, informou hoje o município
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara Municipal diz que está, com a Junta de Freguesia, a realizar semanalmente análises à água para atestar a sua qualidade, "de modo a assegurar que a solução comunicada pela Braval é eficaz e que não existem perigos para a saúde da população". O município acrescenta que as análises semanais estão a ser efetuadas após o episódio de contaminação daquelas águas por esgotos, registado em meados de abril.
5155439
Covelas não tem água da rede pública, pelo que a população se socorre das minas existentes no monte, de onde a água é encaminhada para os poços particulares.
O comunicado sublinha que em causa está a contaminação de "captações privadas de água, as quais nada têm que ver com a rede pública de abastecimento".
O presidente da Junta de Covelas, Manuel Freitas, disse hoje à Lusa que esta é já a terceira vez, em poucos meses, que se registam problemas na água, alertando que se trata de "um grave problema de saúde pública".