Ao fim de 19 dias fez-se silêncio. O alarme que estava a tocar ininterruptamente num espaço comercial fechado do centro de Matosinhos desde o dia do apagão finalmente foi desligado para alívio dos moradores.
Corpo do artigo
A situação foi resolvida após o JN ter noticiado a situação. A polícia foi ao local com o antigo explorador do espaço e resolveu-se o que estava a desesperar quem ali mora.
Quando a eletricidade voltou, após o apagão de 28 de abril, um alarme no interior do antigo Code Lounge Bar, na Rua de França Júnior, disparou e não mais se calou. Desde então, os moradores multiplicaram contactos - Câmara, PSP, empresa de segurança privada responsável pelo sistema - mas sem êxito. E ninguém, durante estes 19 dias, conseguiu chegar ao dono do imóvel.
A empresa de segurança alegou que sem os dados do proprietário não podia intervir e a Câmara explicou ao JN que, segundo a lei, a Polícia Municipal não poderia entrar em propriedade privada. A própria PSP estaria impedida de atuar de imediato, face aos trâmites necessários, sendo que o contacto estabelecido com a empresa de segurança revelou-se infrutífero. Ao JN, a Câmara referiu ainda que continuava a envidar esforços para contactar o proprietário.
Ontem à noite, já depois da publicação da notícia na edição online do JN, a situação acabou por ser resolvida. De acordo com uma moradora, a polícia foi ao local com o antigo explorador do espaço e foi possível acabar com o barulho. Afinal, refere a moradora, o alarme não era do estabelecimento, mas de um equipamento que estava no seu interior. Findo o barulho, os moradores puderam ter, mais de duas semanas depois, uma noite sossegada para dormir.