Uma aldeia situada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, na zona de Marvão, no norte alentejano, está à venda por sete milhões de euros, no sítio da Internet de uma imobiliária.
Corpo do artigo
De acordo com a empresa imobiliária Sotheby's, a aldeia do Pereiro é constituída por um conjunto arquitectónico de 20 mil metros quadrados de área habitável e 80 hectares de olivais e montado de sobreiro.
"Trata-se de um espaço com uma enorme potencialidade, tanto para a actividade cinegética, como para o turismo de natureza e de aventura", disse à agência Lusa o vereador do Turismo no município de Marvão, José Manuel Pires.
O monte do Pereiro foi, no século XX, uma das explorações agrícolas e industriais da região com maior actividade, tendo por isso surgido uma aldeia naquele espaço.
No início do século XX, um dos espaços que compõe a aldeia do Pereiro foi utilizado como estância termal.
Segundo a Sotheby"s, como suporte ao complexo termal, os proprietários construíram também vários quartos, um restaurante, um bar e salão de jogos.
A aldeia é ainda constituída por uma capela, uma adega, um lagar, queijarias, fontes, celeiros, quadras para cavalos, uma escola e um infantário.
Perante este cenário, José Manuel Pires assegurou que o município de Marvão está disponível para ajudar os investidores na parte burocrática num eventual projecto turístico para aquele espaço.
"Embora o terreno seja privado, consideramos que, ao ser adquirido e explorado na área do turismo, criará vários postos de trabalho", sublinhou.