Leonor é de Barcelos e, devido a uma Anoxia Neonatal Hipóxica Isquémica Grave, gasta cerca de dois mil euros por mês em terapias.
Corpo do artigo
O diagnóstico feito há quase cinco anos nunca convenceu os pais, que desde aí lutam diariamente para proporcionar à filha uma vida melhor. Leonor, natural de Barcelos, foi diagnosticada com uma Anoxia Neonatal Hipóxica Isquémica Grave que a deixou com 100% de incapacidade e tem despesas mensais em terapias, Brain Treatment Center, em Braga, a rondar os dois mil euros. Por isso, está a ser organizado um almoço solidário para angariar fundos para ajudar a menina a continuar com os tratamentos. “O grande objetivo é apoiar a Leonor, bem como partilhar com outras famílias e crianças a nossa experiência e, ao mesmo tempo, juntos, conseguirmos consciencializar a população para a deficiência”, disse ao JN a mãe, Ana Rita.
Entretanto, foi criada a Associação Sorriso Leonor e Amigos (ASLA), que tem como objetivo apoiar a menina nas suas terapias, bem como ajudar outras famílias na busca por informações e partilha de experiências. “Já estamos a apoiar outras duas crianças na logística entre os centros de recolha e a Resulima, que estabeleceu um protocolo connosco para que o plástico recolhido seja transformado em contrapartidas para os meninos”, afirmou a progenitora.
Para facilitar todo o processo, uma onda solidária ajudou a adquirir uma carrinha para efetuar o transporte desse material. “Foi a primeira grande conquista enquanto associação. Não podemos querer tudo muito rápido, uma coisinha de cada vez”, salientou Ana Rita, acrescentando: “Estamos com uma campanha de angariação de sócios e esperamos conseguir aos pouquinhos fazer crescer este projeto”.
O almoço solidário, que celebra os cinco anos da Leonor, tem um custo de 20 euros – oito euros para crianças dos 3 aos 8 anos – e terá lugar na Quinta do Colina Romão, em Nine, freguesia de Famalicão.
Para ajudar a menina, pode fazer o donativo por MBWay (967 804 651) ou para a conta da associação (PT50 0045 1282 4031 4640 4627 4). Para se inscrever no almoço, pode obter mais informações em facebook.com/umsorrisoparaaleonor.