Os autarcas do Alto Alentejo querem que a estação de Portalegre, na linha do Leste, e que se situa na freguesia de Urra, tenha uma localização mais próxima da capital de distrito, para melhorar a mobilidade da região. A solução foi apresentada à secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, na sexta-feira.
Corpo do artigo
A reunião entre as autoridades de transportes e os autarcas do Alto Alentejo com a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, decorreu, na última sexta-feira, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), no âmbito da iniciativa “Mobilidade e Proximidade”, que está a ser conduzida pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação.
Umas das soluções apresentadas pelos autarcas e técnicos passa pela aproximação da estação ferroviária de Portalegre à capital de distrito. Neste momento, a estação em causa, que faz parte da linha do Leste, situa-se numa freguesia do concelho, Urra, que fica a cerca de 15 quilómetros da cidade de Portalegre.
Além disso, os autarcas destacaram a eletrificação da linha do Leste, a melhoria dos níveis de serviço e a necessidade de intervenções nas estações e apeadeiros como outras medidas para aumentar a "competitividade ferroviária nas viagens de médio-longo curso, em relação ao modo de transporte rodoviário individual, uma vez que a acessibilidade económica ao sistema encontra-se agora garantida com o Passe Ferroviário Verde, que possui um custo de 20 euros por mês".
Mais de 20 mil passes
A Autoridade de Transportes do Alto Altentejo anunciou, ainda, que "uma das principais novidades" é, em breve, a "operacionalização do transporte flexível no Alto Alentejo, com o objetivo de complementar a oferta regular com este serviço que permitirá uma maior cobertura geográfica e temporal do transporte público em todo o território e, sobretudo, a oferta de serviços cada vez mais ajustados às efetivas necessidades da população".
No total, estão previstos 14 circuitos intermunicipais e 59 circuitos municipais, numa estimativa de 327 mil quilómetros anuais em transporte flexível.
Para promover a utilização dos transportes públicos, a CIMAA implementou uma redução tarifária nos passes, que aliada aos passes jovens gratuitos, permitem "reduzir as desigualdades sociais". No último ano, 21935 passes beneficiaram da redução das tarifas, mais 5225 do que em 2023.