Alunas de Engenharia Mecatrónica desenvolvem paragem de autocarro ecológica multifunções
Uma paragem de autocarro que gera energia limpa, reutiliza água da chuva para regar automaticamente as plantas, possui carregamento para dispositivos móveis e cria ambiente "confortável e interativo" para quem espera o transporte - é esta a proposta das alunas de Engenharia Mecatrónica do IPVC.
Corpo do artigo
A ideia, desenvolvida por quatro alunas do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico da Viana do Castelo (IPVC), foi selecionada como finalista do concurso nacional Escola da Energia - Universitários, promovido pela Fundação EDP e está a ser testada para "sair do papel".
Segundo informação divulgada pelo IPVC, a paragem de autocarro ecológica e multifunções foi criada pelas estudantes Edite Alves, Rita Martins, Sofia Peixoto e Inês Pereira, as únicas mulheres do 2.º ano do curso de Engenharia Mecatrónica. E já está em fase de concretização "num protótipo funcional".
"Nos próximos meses, a equipa será acompanhada de perto pela Fundação EDP para desenvolver, testar e validar esta solução inovadora que pretende repensar o espaço público urbano com base em sustentabilidade, tecnologia limpa e bem-estar", informa o Politécnico de Viana do Castelo, indicando que o projeto "Energia de Propósito", deve ser concretizado até 31 de agosto.