Tiago Rodrigues, de 12 anos, usou tecnologia da Universidade do Minho em desafio lançado às escolas do concelho pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Corpo do artigo
Tiago Rodrigues, de 12 anos, residente na Guarda, foi o vencedor do terceiro concurso "Desenhar a Moeda", dedicado ao clima. Com um valor facial de cinco euros, a peça de coleção foi lançada numa versão normal, em cuproníquel e outra em prata, com discos de plástico reciclado encravados no centro, através de uma tecnologia desenvolvida no Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, da Universidade do Minho.
O desafio para conceber a moeda foi feito a alunos dos segundo e terceiro ciclos das escolas da Guarda pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) em parceria com o Município. "Comecei por desenhar o planeta Terra, com as cidades. Depois desenhei as nuvens, a chuva e os raios, para representar as alterações climáticas", contou Tiago ao JN. "Não esperava vencer, até porque havia trabalhos muito bons", disse.
A proposta do aluno da Escola EB 2,3 Carolina Beatriz Ângelo destacou-se entre os 582 trabalhos a concurso. "A pesquisa para o trabalho foi muito importante para percebermos melhor que é isto da emergência climática" confessa. "O Tiago transformou-se numa das figuras mais ilustres deste concelho", frisou o então ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na sessão de apresentação da moeda, na Câmara da Guarda. Com a vitória, Tiago teve também oportunidade de ir a Lisboa conhecer a INCM e ter oportunidade de cunhar uma moeda.
Interesse dos mais novos
"Embora o Tiago ande agora no 7.º ano, o concurso atrasou-se, por causa da pandemia. Na altura em que iniciamos este processo ele andava no 5.ºano", refere o professor de Educação Visual, Carlos Panoias, que acompanhou o trabalho.
Dado que o concurso estava aberto até ao 9.ºano pode ter surpreendido a vitória de um dos meninos mais novos, mas Carlos Panoias encarou isso com normalidade por considerar que essa faixa etária está muito atenta ao tema.
Alcides Gama, administrador da INCM, referiu que a intenção do concurso não foi "a qualidade artística, mas a adequação ao tema".
Tiago imagina uma carreira ligada às artes, embora ainda não saiba se será através do design ou da arquitetura.
A quarta edição do concurso decorrerá em Viana do Castelo.