Projeto "Ciclismo vai à escola" saiu às ruas do centro da cidade e até o piloto de ralis Armindo Araújo deu ao pedal.
Corpo do artigo
A música ampliada por colunas ecoava na Praça do Município quando soou a ordem de partida para que cerca de 500 alunos de Santo Tirso começassem a pedalar. Na frente do pelotão, o presidente da Câmara, Alberto Costa, arrancou ao lado de vereadores e do piloto de ralis Armindo Araújo, que, entre outros atletas, quis marcar presença na abertura do programa Ciclismo vai à Escola, para incentivar os mais novos a deslocarem-se em duas rodas.
"O começo da minha carreira foi a bicicleta. Depois, vieram as motas e os carros", revelou o piloto de Santo Tirso. E os pequenos seguiram atrás dele, ao longo de um percurso pelo centro da cidade.
João e Martim, ambos alunos da Escola da Ponte, em S. Tomé de Negrelos, aprovaram a iniciativa que lhes proporcionou uma manhã diferente e, no final, só lamentaram que o trajeto não tivesse sido mais extenso, para poderem pedalar ainda mais, um exercício que fazem sempre que podem. E garantiram que só não vão para a escola de bicicleta porque moram longe - João, por exemplo, vive no Porto.
"Correu bem", disseram ambos, satisfeitos, no final da iniciativa de terça-feira de manhã.
Estreado em 2018, com alunos a aprenderem a andar de bicicleta nas escolas, o projeto que pretende incentivar a mobilidade sustentável já estabeleceu uma meta para este ano letivo. "Queremos atingir quase dois mil jovens e crianças com este programa e alavancar esta forma de praticar exercício físico e este modo suave", definiu Alberto Costa, destacando que as intervenções de reabilitação urbana estão a contemplar espaços dedicados a este tipo de mobilidade. "Temos de voltar a usar a bicicleta", apelou o presidente da Câmara.
Escola em janeiro
O autarca lembrou ainda que, há três anos, o Município constatou que metade dos alunos "não sabia andar de bicicleta", e foi justamente com esses números em mente que Pedro Costa e Vítor Teixeira, da Associação Rio Natura, decidiram criar uma escola de ciclismo em Santo Tirso, cuja atividade arrancará em janeiro de 2022.