Nos últimos dias têm sido longas as filas à porta das lojas Andante, no Porto. Centenas de jovens, que tentam fazer a renovação do passe Sub23, destinado a alunos do Ensino Superior, esperam horas por vez.
Corpo do artigo
Manuel Paulo Teixeira, administrador delegado do TIP, Transportes Intermodais do Porto, entidade que gere o sistema, anuncia que para tornar o processo mais célere está a ser preparada uma resposta online, que, para já, só existe para os alunos da Universidade do Porto. "É algo que pretendemos reproduzir com os restantes estabelecimentos de ensino para que no próximo ano não se repitam as filas", avançou.
Ontem, Laura Teixeira tentou fazer a revalidação do seu cartão junto à loja Andante do Hospital de São João. Mas, meia hora depois da abertura, já tinha mais de 150 pessoas à frente. "Cheguei às 8.39 horas e fiquei com a senha 185. Naquele momento, estava a ser atendida a pessoa com a senha 22, tinha mais de uma centena de pessoas à minha frente", afirmou a estudante, que desistiu e se dirigiu à loja Andante da Trindade para ver se tinha melhor sorte.
Desde o início do mês que os alunos aguardam nas filas, uma vez que não conseguem renovar as assinaturas. Isso sai-lhes do bolso, pois vão pagando as deslocações que fazem. "Num dia ou dois, gastamos mais do que a própria mensalidade da assinatura, daí a urgência em tratar do assunto", explicou Laura Teixeira.
Burocracia a mais
O brasileiro Luís Felipe, outro dos estudantes à espera, adiantou que está em Portugal desde 2018 e que "todos os anos acontece a mesma coisa". Acrescentou que o atendimento nas lojas "não faz jus à qualidade do serviço da rede metropolitana".
Por sua vez, Manuel Paulo Teixeira argumentou que as filas se "devem à reação tardia das pessoas para revalidar a assinatura, que pode ser feita desde julho".
Os estudantes têm de se dirigir a uma loja Andante acompanhados de papéis e declarações, num "procedimento burocrático que dificulta a operacionalização das renovações e que não se justifica nos dias de hoje com o avanço das tecnologias", acrescentou o administrador delegado do TIP.
A aposta na via digital está a ser revista, após "ter sido dado esse passo com a Universidade do Porto, onde os alunos podem fazer a renovação online". Para o responsável, e não obstante as filas, a parceria entre a Universidade do Porto e o Transportes Intermodais do Porto "está a ser um sucesso". Em 2021, "cerca de 3500 alunos fizeram as renovações lá, enquanto que este ano totalizam sete mil".
45 mil mensagens
O administrador do TIP, revelou que "foram enviadas atempadamente cerca de 45 mil mensagens aos utilizadores para fazerem a renovação, evitando, assim, as longas filas de espera".
Parceria desde 2020
A parceria entre o TIP e a Universidade do Porto foi criada em 2020 e beneficiava, na altura, aproximadamente 32 mil estudantes.
Redes sociais
Na Área Metropolitana existem 10 lojas Andante. O carregamento da primeira mensalidade tem de ser feito presencialmente. Nas redes sociais, há críticas quanto ao facto de o serviço não ser inteiramente digital.