Ana Abrunhosa foi eleita em Coimbra e aponta a habitação como aposta para mandato
Ana Abrunhosa foi a vencedora das eleições autárquicas em Coimbra, considerando que esta é "uma noite de vitória e a vitória é da coligação Avançar Coimbra".
Corpo do artigo
Com 94,44% dos votos contados, a Coligação Avançar Coimbra reúne 43,66% dos votos, contra 35,05% da coligação Juntos Somos Coimbra, encabeçada por José Manuel Silva.
No discurso feito esta noite, a primeira palavra de Ana Abrunhosa foi para "os conimbricenses", que confiaram e acreditaram na coligação, salientando que sentem uma "grande responsabilidade".
"A forma como fizemos campanha é o nosso mote de trabalho: pessoa a pessoa, rua a rua, com proximidade, olhos nos olhos, falando uma linguagem que toda a gente entende e procurando encontrar soluções em diálogo, fazendo pontes a soluções que vêm resolver os problemas. E é isso que nós prometemos às pessoas", afirmou.
Aos apoiantes reunidos na Baixa da Coimbra, apontou como grande aposta a habitação, considerando que em Coimbra há "assimetrias terríveis".
"A habitação foi e vai ser a nossa grande aposta, mas também creches, e também termos saúde nas freguesias. Nós temos que descentralizar os serviços públicos para que as pessoas só venham a Coimbra ou ao hospital em caso de verdadeira necessidade e, por isso, temos que ser muito próximos", apontou.
Ana Abrunhosa afirma que a coligação quer ser conhecida por uma "câmara que está de portas abertas e que estamos ali para resolver os problemas das pessoas". "Nós queremos mesmo ser parceiros das empresas, das famílias, da cultura, com estabilidade."
Quantos aos resultados desta noite eleitoral, Ana Abrunhosa afirmou não estar surpreendida com a vitória face à coligação Juntos Somos Coimbra. "Não estou surpreendida, porque a rua falava por nós", sustenta.
Ana Abrunhosa deixou ainda um agradecimento a José Manuel Silva, atual autarca, de quem, admitia, tinha recebido um telefonema a dar os parabéns. "Nós não somos inimigos, somos adversários e claro que vamos contar com todos aqueles que foram eleitos para fazer ponte", afirma.
Votação em Coimbra
Avançar Coimbra vence em Coimbra, mas tem os mesmos mandatos que a coligação Juntos Somos Coimbra
A coligação Avançar Coimbra que juntou o PS, Livre e PAN foi a vencedora na noite eleitoral em Coimbra, reunido mais votos do que José Manuel Silva, da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt). Ainda assim, as duas coligações têm os mesmos mandatos.
A coligação encabeçada por Ana Abrunhosa conseguiu 42,14% dos votos, correspondendo a cinco dos 11 mandatos.
A coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/MPT) obteve nas 18 freguesias 37,84% e cinco mandatos.
Nas últimas eleições, obteve 43,92% dos votos e seis mandatos.
O Chega, cuja cabeça de lista é Maria Lencastre Portugal, soma 8,17% e um mandato.
A CDU, que nas últimas eleições, tinha elegido um vereador, termina a noite com 4,78%.
O Bloco de Esquerda com José Manuel Pureza como cabeça de lista reuniu 2,86% dos votos.
A fechar as contas, o ADN obteve 0,54% e a Nova Direita 0,36%.
Nestas eleições autárquicas, Coimbra registou 2,28% de votos em branco e 1,03% nulos.