"Andam a brincar": Governo desmarca reunião com motoristas dos transportes de Coimbra
O Governo cancelou a reunião agendada para esta terça-feira com os motoristas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, confirmou o delegado do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local ao JN. Os trabalhadores vão manter greve de cinco dias.
Corpo do artigo
João Soares diz ao JN que a justificação dada para o cancelamento é que o Governo "ainda não tomou posse".
Os trabalhados dos transportes urbanos de Coimbra cumprem esta segunda-feira o primeiro de cinco dias de greve, por melhorias salariais e a revisão das carreiras.
João Soares afirma que "andam a brincar com os motoristas a adiar" e que "qualquer motivo serve". O também motorista assinala que quando houve a primeira reunião em março, o "Governo já era demissionário".
A reunião que esteve agendada para amanhã já deveria ter acontecido a 29 de abril, mas foi desconvocada face ao apagão e remarcada para 27 de maio.
Neste primeiro dia de greve, segundo João Soares, saíram apenas dois dos 140 autocarros. Os trabalhadores admitiam que, face ao resultado da reunião, podiam desconvocar a greve a partir de quarta-feira.
As reivindicações nos transportes urbanos de Coimbra começaram em fevereiro, com uma greve de dois dias, a que se seguiram outras três em março, num calendário de paralisações que aumenta um dia todos os meses até setembro.
Em abril, a greve foi suspensa em virtude de uma reunião que estava agendada com o Governo para esse mês e que não aconteceu devido ao apagão.