O prédio onde funcionavam a Unidade de Saúde Familiar (USF) Novo Sentido e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Campanhã está a ser transformado num edifício habitacional pela Câmara do Porto. A obra de 1,7 milh´~oes deverá ficar pronta em junho de 2026, diz o Município.
Corpo do artigo
No edifício situado na Rua de Matias de Albuquerque que está a ser reabilitado vão ser criados oito fogos, para acrescentar ao parque habitacional do Município. As casas serão integradas no mercado de arrendamento acessível.
"O investimento, integralmente suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, superior a 1,7 milhões de euros, vai acrescentar oito fogos ao mercado de arrendamento acessível, com quatro frações de tipologia T2 e quatro de tipologia T3", explica a Câmara, em comunicado.
"Originário da década de 70 do século passado, o edifício encontrava-se em razoável estado de conservação, havendo, no entanto, sinais de deterioração provocados pelo decurso do tempo. As obras incluem uma readaptação à função habitacional, uma vez que a estrutura esteve afeta, ao longo dos últimos anos, à utilização enquanto Centro de Saúde", acrescenta o mesmo texto.
O projeto é da autoria da arquiteta Diana Martins e prevê "maior ventilação e iluminação interior, bem como a abertura das varandas existentes". "Também o impacto urbanístico foi considerado nos trabalhos em curso, estando prevista a demolição dos anexos e a criação de um jardim", conclui a autarquia.