Fernando Veloso Gomes, de 73 anos, especialista em Hidráulica Costeira, professor jubilado da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), marcou as comemorações do Dia da Criança, em Arcos de Valdevez, ao visitar a sua antiga escola primária na aldeia de Soajo.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado pela câmara municipal de Arcos de Valdevez, Veloso Gomes, que oficialmente deixou o ensino em 2021, além de regressar à escola Básica da Eira do Penedo-Soajo, onde foi aluno, deu uma "aula" a crianças que acompanharam a sua viagem ao passado.
"Fernando Veloso Gomes regressou às origens para falar com os mais pequenos sobre o ecossistema marinho, e, foi com muita atenção e interesse que os petizes o ouviram e ficaram a saber um pouco mais sobre a fauna, a flora e a ação do homem junto às zonas costeiras", descreve a autarquia, referindo que a iniciativa decorreu no âmbito do programa educativo "O Cientista Regressa à Escola", da Native Scientist, "uma organização sem fins lucrativos com oito anos de experiência a desenvolver, implementar e avaliar programas semelhantes em vários países europeus".
A visita organizada, em articulação com a câmara municipal, incluiu também uma passagem pelo Centro de Ciência Viva dos Arcos - Oficinas de Criatividade Himalaya, com os alunos do 4º ano da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão.
Fernando Veloso Gomes foi professor Catedrático da FEUP, tendo dedicado a sua vida profissional ao Departamento de Engenharia Civil, sobretudo à secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, onde se tornou referência nacional em matéria de problemáticas do Litoral.
Até 2017, foi presidente do Instituto de Recursos Hídricos (IHRH). Foi o coordenador da equipa que preparou os documentos técnicos para a Estratégia Nacional de Gestão Integrada da Zona Costeira em Portugal.