António Zambujo, Carolina Deslandes e Ana Bacalhau animam as Gualterianas em Guimarães
Os principais momentos das Festas da Cidade e Gualterianas, em Guimarães, serão vividos nos próximos dias, com as cerimónias religiosas - missa e procissão -concentradas no domingo. Na segunda-feira, a tradicional marcha fecha o programa..
Corpo do artigo
As festividades, porém, arrancaram no dia 25 de julho, com a abertura da 27ª Feira de Artesanato, na Alameda de São Dâmaso e das diversões na Alameda dr. Alfredo Pimenta.
O concerto grande desta sexta-feira, no Largo do Toural, às 22 horas, está a cargo de António Zambujo, que será acompanhado do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento. Uma hora antes, no Largo da Misericórdia, há o Festival Internacional de Folclore.
O fim da tarde desta sexta-feira marca o início do fim de semana mais intenso das Festas da Cidade e Gualterianas, e para assinalar o momento, vários grupos de bombos vão desfilar pelas ruas, a partir das 18.30 horas. Depois de António Zambujo, segue-se Carolina Deslandes com os convidados Agir e Rita Rocha, sábado, e, no domingo, Ana Bacalhau com IRMA, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro, acompanhados pela Orquestra de Pevidém. Estes espetáculos decorrem todos no Largo do Toural, às 22 horas.
Bom para o negócio
Este sábado, como é habitual, realiza-se a Feira de Gado e Concurso Pecuário, no Campo de São Mamede, a partir das 9.30 horas. Um dos números mais aguardados deste dia, até porque que só se realiza a cada dois anos, é a Batalha da Flores, às 18.30. À meia-noite e meia, o dj que vai levar os foliões pela noite dentro, vai parar a música para a sessão de fogo de artifício. No domingo, realizam-se as festividades litúrgicas em honra de S. Gualter, às 12.30 horas, na igreja de São Francisco e, ao fim da tarde, a procissão, com início no largo da Fonte Santa, em Urgezes. Ainda antes, pelas 10.30 horas, as charretes antigas e as bicicletas pasteleiras desfilam pelas ruas da cidade.
A festa foi tomando conta da cidade, desde o dia 25, com os carrinhos de choque, os carrosséis e a Feira de Artesanato. Hoje, às 18 horas, ainda é possível participar na última oficina de olaria, a cargo de uma das artesãs da Oficina, e aprender a fazer a típica cantarinha dos namorados. Este ano, a feira cresceu, tem cerca de 40 stands, e o sentimento entre os expositores é de que este está a ser uma edição boa para o negócio.
A Marcha Gualteriana sai para a rua na segunda-feira, às 22 horas, assinalando o encerramento das festas.