Ação de "plogging" em Valença. "As pessoas atiram muito lixo pela janela do carro"

Participantes exercitam o corpo enquanto apanham lixo
Foto: Rui Manuel Fonseca
Uma ação de "plogging", atividade que combina desporto com cuidado com o ambiente, levou este sábado de manhã mais de duas dezenas de pessoas a percorrerem os acessos ao parque da Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo, Valença.
Corpo do artigo
Durante cerca de uma hora, os participantes recolheram lixo, enquanto faziam caminhada pela berma da estrada, aconchegados por agasalhos para enfrentar as baixas temperaturas que se faziam sentir. Latas, papel e muito plástico encheram sacos, que nos final foram despejados em contentores junto ao parque.
"Todas estas zonas mais perto de estrada demonstram que realmente não há muita consciência de ter o cuidado de depositar o lixo num sítio adequado e já nem sequer falo da parte de fazer a separação de resíduos. Tem muito a ver com o hábito de simplesmente atirar coisas pela janela", comentou Daniel Cunha, biólogo da Câmara Municipal de Valença. "Como se vê, temos aqui muito lixo acumulado, infelizmente. Até agora vimos sobretudo embalagens de plástico e também muitas latas de bebida, tanto de cerveja como de refrigerante, e também algumas garrafas de vidro, principalmente de cerveja", acrescentou.


Sobre os hábitos das pessoas descartarem lixo pela janela do carro, Daniel Cunha concorda que sejam punidas - atualmente, de acordo com o Artigo 79.º do Código da Estrada, a ação pode resultar numa coima entre 60 e 300 euros. E defende também que são necessárias mais ações de sensibilização, principalmente nas escolas: "É importante a consciencialização das crianças, para não deixar os resíduos na natureza e depois fazerem a separação do lixo nos ecopontos corretos."
Micaela Mota, bióloga de formação, e o seu companheiro, João Gomes, também estiveram na ação. Deslocaram-se de Vila Nova de Cerveira, para dar o contributo para a causa ambiental. "O meu companheiro viu a notícia nas redes sociais e achamos que era interessante passar uma manhã de sábado fria, a caminhar perto do rio (Minho) e a recolher lixo", explicou Micaela, contando que costumam participar neste tipo de ações, sempre que há disponibilidade.

Micaela Mota e João Gomes
Lixo à volta dos contentores
"No início parecia que havia pouco lixo, mas há mais do que aquilo que aparentava. À medida que vamos passando pelas bermas das estradas, nota-se que as pessoas ainda atiram lixo pela janela do carro", comentou, referindo que "plásticos, embalagens de comida e latas" foram os resíduos que mais encontrou pelo caminho, além de "lixo em redor dos próprios caixotes do lixo".
Para João Gomes, os bons hábitos com os resíduos começam em casa. "Gostamos de cuidar. Fazemos reciclagem em casa e tentamos ao máximo preservar a natureza", disse, justificando a presença em Valença. "Achei a proposta interessante e partilhei com a Micaela, que também achou interessante. Possamos nós fazer isto mais vezes, para dar o nosso contributo para ajudar o planeta", acrescentou.



No grupo, seguia também a vereadora do Ambiente da Câmara de Valença, Ana Paula Xavier, que explicou que a iniciativa foi promovida pela Autarquia, inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. "Procuramos mobilizar a população, mas tem havido uma dificuldade enorme em chegar às pessoas para a recolha seletiva e adequada dos resíduos. Esta é mais uma iniciativa, aproveitando a beleza paisagística do rio Minho e da senhora da Cabeça, e ao mesmo tempo fazer limpeza desta zona", declarou.
"Temos de sensibilizar os mais novos, mas também os pais das crianças, porque o que se vê, a nível do impacto dos lixos, dos monos e da má recolha seletiva, entristece-me. Temos ainda muito para andar", considerou.
Segundo Ana Paula Xavier, está a decorrer também em Valença, até 30 de novembro, uma campanha para recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, no quartel de bombeiros local. A iniciativa pode valer um carro de combate a incêndios para a corporação, dependendo da quantidade de resíduos recolhidos.

Vereadora Ana Paula Xavier

