Os apicultores afetados pelo incêndio de grandes dimensões que afetou Ponte da Barca entre 26 de julho e 3 de agosto, destruindo mais de 7500 hectares de área naquele concelho, receberam cerca de 1800 quilos de alimento para as abelhas.
Corpo do artigo
Devido à extensa área ardida e consequente falta de alimento, e também à destruição de colmeias, a atividade encontra-se comprometida.
O apoio de alimento por colmeia foi disponibilizado pela câmara de Ponte da Barca, abrangendo as freguesias afetadas pelo fogo: Lindoso, Britelo, União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, e União de Freguesias de Vila Chã (São João e Santiago).
"A iniciativa teve como objetivo apoiar a recuperação da atividade apícola nas áreas afetadas, garantindo o sustento das colmeias danificadas ou impactadas pelos incêndios", informa a autarquia em comunicado, esta quinta-feira, adiantando que a medida "surge como resposta à necessidade urgente de proteger as abelhas, essenciais para a polinização e o equilíbrio ecológico, num momento particularmente crítico para o setor apícola local".
A apicultura é uma atividade com bastante expressão económica no concelho de Ponte da Barca.
"Foram dias intensos"
Esta quinta-feira, a corporação de Bombeiros local divulgou uma nota de agradecimento "à população, juntas de freguesia, município de Ponte da Barca, agentes de proteção civil, entidades públicas e privadas, e empresas", que apoiaram o combate aos incêndios naquele concelho, com destaque para o de grandes dimensões.
"Foram dias intensos, com um elevado número de ocorrências e um esforço contínuo por parte dos nossos operacionais, que cumpriram a missão de proteger vidas, bens e o património com bravura e resiliência", descreve a corporação, referindo que além do empenho de operacionais, a jornada contou com "colaboração entre as entidades e apoio constante da população". Indica também que foram "registado alguns feridos, felizmente nenhum em estado grave, e todos se encontram atualmente recuperados".
"É com grande alívio que podemos afirmar que, apesar da exigência extrema, regressámos todos em segurança. A todos os que nos apoiaram com alimentos, bebidas, apoios monetários, palavras de motivação, entre tantos outros gestos, deixamos o nosso mais sincero agradecimento", escrevem os Bombeiros de Ponte da Barca.