População de Ponte da Barca lutou contra o fogo: "Estamos habituados a ajudar ao combate"
Francisco Lopes, presidente da União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, dormiu pela primeira vez, na última semana, algumas horas seguidas, de sexta-feira para sábado.
Corpo do artigo
Desde sábado passado à noite, esteve sempre no terreno, na luta contra o grande incêndio que já destruiu mais de sete hectares nas serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Sempre ao lado da população e em contacto com os presidentes de junta de freguesias vizinhas, "o Jesus de Britelo, e o Secundino e o Cristovão de Lindoso". Na alta montanha, afirma o autarca, a população está habituada a levantar armas contra o fogo. Embora, desta vez, tenha sido impedida de o fazer.
"Todos os habitantes participaram. Aqui já é habitual. Estamos em terreno de alta montanha e longe da sede de concelho, e já é prática a população ajudar no combate. Já via isso em miúdo", afirma o autarca, neto e sobrinho de antigos presidentes de junta,. "Como estamos um bocado isolados, isto é uma comunidade que se entreajuda bastante e está sempre na expectativa de ajudar o vizinho. Neste momento, em todas as aldeias há gente de vigilância, acrescenta.