Armando Varela, 57 anos, ex-presidente da Câmara de Sousel e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, morreu ao final da manhã deste domingo próximo de Maranhão, Avis, vítima de acidente rodoviário.
Corpo do artigo
Fonte da Proteção Civil avançou ao JN que o acidente ocorreu quando o motociclo conduzido por Armando Varela entrou em despiste, na Estrada Nacional 370, indo embater contra uma árvore
"Foi com enorme consternação e choque que recebemos a inesperada notícia do falecimento de Armando Varela, um amigo generoso e atento, que dedicou grande parte da sua vida à causa pública", avançou a distrital de Portalegre do PSD numa nota de imprensa onde recorda o percurso profissional e político do ex-autarca.
"De Armando Varela recordaremos uma vida de grande dedicação em prol do próximo, a competência, a enorme coragem para enfrentar quaisquer dificuldades, a amizade e o sorriso com que nos brindava todos os dias", acrescenta a Distrital do PSD.
Em Sousel, onde foi decretado luto municipal até à realização das cerimónias fúnebres, a Câmara Municipal emitiu uma nota onde "lamenta profundamente" o falecimento do ex-autarca. "O Município de Sousel manifesta o seu profundo pesar perante a morte de Armando Varela, e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos, decretando luto municipal até ao dia em que se realizem as cerimónias fúnebres", acrescenta a autarquia.
Através das redes sociais, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) lamentou igualmente o "brutal desaparecimento" do ex-presidente da instituição.
"Autarca de convicções fortes, deixa-nos um exemplo de trabalho e dedicação às causas que abraçou. À família, amigos e conterrâneos em geral, a CIMAA manifesta profundo pesar e sentidas condolências, certamente partilhadas por todos os que têm pugnado por um território, onde viver, seja um privilégio", sublinha a mesma fonte.
Nascido na Casa Branca, Armando Varela exerceu funções de presidente da Câmara Municipal de Sousel, entre 2005 e 2017, instituição da qual foi também vereador (2001-2005). Foi igualmente vereador da Câmara Municipal de Portalegre, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Ao nível regional, e entre outras funções, foi vogal da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, foi presidente da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e vice-presidente da Associação Empresarial da Região de Portalegre, tendo ainda presidido à Comissão Política Distrital de Portalegre do PSD.