A homenagem póstuma a Arlindo Correia, um dos maiores empresários de sempre da construção civil de Braga, juntou este sábado Ricardo Rio e Mesquita Machado, atual e anterior presidente da autarquia.
Corpo do artigo
Ricardo Rio, que presidiu a cerimónia, enalteceu o “arrojo” e o “empreendedorismo” de Arlindo Correia, que disse “ter sido um destacado empresário da primeira geração dos construtores civis de Braga".
Arlindo Correia, falecido aos 81 anos, há precisamente três anos, foi o fundador do universo empresarial Arlindo Correia & Filhos SA e tem, a partir de agora, um busto e uma rua com o seu nome completo: Arlindo Augusto Xavier Correia.
No final da sua carreira, Arlindo Correia foi convidado para presidir ao Sporting Clube de Braga, mas não aceitou devido aos afazeres profissionais, em Portugal e no estrangeiro, mas também para poder continuar a passar o tempo livre com a família.
Arlindo Augusto Xavier Correia nasceu no dia 23 de outubro de 1940, na freguesia de Celeirós, em Braga, dedicando-se, nos primeiros anos da vida profissional, a comercializar materiais de construção, passando depois a construtor civil.
Em nome dos familiares do empresário, falou a filha mais nova, Rosa Correia, destacando a “dimensão humana” do seu saudoso pai, “uma pessoa muito amiga dos seus amigos, sempre leal,”, “homem sempre profundamente solidário”.
O empresário José Ferreira Correia, um dos filhos de Arlindo Correia, que coordenou a homenagem ao pai, enalteceu “o seu espírito empreendedor", realçando o "império empresarial" por ele deixado.