
O custo inclui combustível e portagens
Foto: Direitos reservados
O Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, de Braga, está a pedir ajuda aos portugueses para custear as despesas de transporte e a compra de seis pneus para um camião que será enviado em novembro para a Ucrânia e oferecido a uma associação local.
Corpo do artigo
O presidente da associação luso-ucraniana, Abraão Veloso, adiantou ao JN que o veículo, oferecido por um cidadão de Évora, parte no dia 10 de novembro. "Precisamos de apoio, pelo menos três mil euros, para levar o Volvo que vamos doar aos nossos amigos de Cherkasy. Já temos dois motoristas profissionais e o camião está quase cheio de ajuda humanitária, mas os pneus que tem não dão garantias de aguentar a viagem. E ainda há as despesas de gasóleo e portagens", explicou.
O veículo será depois utilizado no transporte de utensílios e de mercadorias para a linha da frente na guerra contra o invasor russo.
O dirigente associativo anota que, em outubro, o xentro enviou um camião da TorresTir para a Ucrânia, carregado de material médico-sanitário, medicamentos e roupa. Ao todo, nos últimos três anos, mandou sete ambulâncias para instituições hospitalares, cheias de material clínico.
Em novembro, o organismo volta a juntar, aos fins de semana, um grupo de voluntários ucranianos e portugueses para fabricarem pequenas velas de aquecimento, construídas com cera a partir de latas de conserva, que ajudam os combatentes ucranianos a aquecer as mãos. Em 2024, foram enviadas cinco mil dessas velas.
Quaisquer donativos devem ser enviados para o IBAN PT50 0010.0000.5320.3390.0038.7.
As iniciativas da associação contam com o apoio de vários parceiros: Câmara Municipal de Braga, Bombeiros Sapadores, Associação Empresarial de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade, Escola Secundária de Maximinos e da ASAS - Associação Social Acreditar e Sonhar.
