Nadador de Vila d"Este bateu recorde pessoal na prova de águas abertas, que se realizou este sábado entre a Ribeira do Porto e a Douro Marina, em Gaia.
Corpo do artigo
Mesmo sem treinar, Carlos Eduardo Costa, atleta do clube AP Vila d"Este, em Gaia, atreveu-se a cruzar, hoje de manhã, o rio Douro na prova de natação de águas abertas entre o Porto e Gaia. E o risco compensou. O nadador, que conquistou a 18.ª posição, bateu o seu recorde pessoal, cumprindo os quatro quilómetros entre o Cais da Ribeira portuense e a Douro Marina (Gaia) em 41 minutos, 39 segundos e 60 centésimos.
Foi um dos 457 participantes na prova recuperada em 2022, depois de mais de 40 anos de interregno, por iniciativa da Federação Portuguesa de Natação e em parceria com as câmaras do Porto e de Gaia. A vitória coube, no entanto, a dois atletas de Rio Maior, Tiago Campos (31 minutos e 22 segundos) e Mafalda Rosa (31 minutos e oito segundos). A primeira travessia a nado no Douro realizou-se em 1916 e Augusto Reimão foi o vencedor. A prova era mais longa, percorrendo-se oito quilómetros entre Campanhã e a Cantareira.