Desistência da criação de cabras por pequenos produtores tem levado a uma maior escassez do prato.
Corpo do artigo
A chanfana sofreu, no último ano, um aumento de preço na ordem dos 20%, em talhos e restaurantes, segundo a Real Confraria da Cabra Velha. No entanto, conta a mesma fonte, a procura da iguaria até tem aumentado no concelho de Miranda do Corvo e nas regiões limítrofes. Atualmente, o quilo de chanfana ronda os seis a sete euros.
"Temos notado uma maior adesão aos eventos relacionados com a chanfana, sobretudo aqueles que promovemos, e mesmo os restaurantes da especialidade transmitem-nos isso nos últimos tempos", salienta o vice-real decano da Real Confraria da Cabra Velha, Rui Francisco.
O aumento dos preços e a escassez do produto não têm, no seu entender, muita relação com os incêndios ou a seca, mas por haver cada vez menos pessoas a fazer criação. "Não temos grandes empresas a fazer criação de cabras. Quem o faz são pequenos produtores, muitos deles já idosos, e alguns vão desistindo, outros vão falecendo e acaba por não haver continuidade, o que leva a que haja menos criação de cabras. É mais por esses motivos e não tanto pelos prejuízos causados pelos incêndios ou pela seca", justifica.
À volta dos rebanhos
A situação já levou a Comunidade Intermunicipal de Coimbra a sublinhar a necessidade de incentivar a caprinicultura, tendo havido recentemente a inauguração de um cabril com 75 cabeças em Vila Nova de Poiares, promovido pela Câmara. "À volta da mesa, gostamos todos de nos juntar, mas à volta dos rebanhos é mais difícil", aponta o secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, Jorge Brito.
O aumento do preço da chanfana, estimado por Rui Francisco nos 20%, também é atenuado pela natureza do produto e pela proximidade. "Os talhos trabalham com os pequenos produtores, o que leva a que o aumento não seja tão elevado, porque não há, por exemplo, dependência das cadeias de transportes", salienta, completando que Miranda do Corvo, por ser um meio pequeno, promove uma relação muito próxima entre produtores e comerciantes da cabra velha.