O presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, disse estar expectante com as obras anunciadas na Linha da Beira Alta, onde um comboio de passageiros descarrilou este domingo.
Corpo do artigo
9160325
Leonel Gouveia explicou à Lusa que esta linha é estruturante para o país, na medida "em que liga os portos de Leixões e de Aveiro à Europa, assim como toda a região Centro a Espanha".
"Está hoje claro que vai haver aqui uma requalificação. O país foi durante muito tempo alvo de um desinvestimento na ferrovia e esta linha já teve um papel relevante, que foi perdendo para a rodovia. Está agora a ser feito um trabalho para inverter essa tendência", afirmou.
Apesar deste investimento já anunciado, Leonel Gouveia disse que há "uma preocupação natural" com os descarrilamentos na linha. "Para Santa Comba Dão, e também para os concelhos limítrofes, esta é uma obra que se aguarda com expectativa", concluiu o autarca.
O descarrilamento, que não provocou vítimas, aconteceu pelas 8.40 horas à entrada do túnel do Coval, em Santa Comba Dão, na sequência de um aluimento de terras. A bordo, seguiam 75 pessoas (incluindo dois funcionários da CP).