O presidente da Câmara de Ourém afirmou que é uma honra para o concelho a visita do papa ao Santuário de Fátima, cuja intenção confirmou este sábado, manifestando esperança de que o Governo apoie o município na receção.
Corpo do artigo
"Posso dizer que fico muito satisfeito com esta vontade do Santo Padre. É uma honra para o concelho de Ourém que Sua Santidade possa estar em Fátima e presidir ao centenário" dos acontecimentos na Cova da Iria, disse à agência Lusa Paulo Fonseca.
Para o autarca, "trata-se de uma notícia que nos honra, nos engrandece e nos motiva a construir as bases da sua receção com estímulo e com vigor", esperançado de que o Governo "compreenda o significado" e apoie o município "na construção desta receção".
O Papa Francisco confirmou este sábado, ao bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que tenciona deslocar-se a Fátima em 2017, quando se assinala o centenário dos acontecimentos na Cova da Iria, revelou hoje a diocese portuguesa.
Numa informação enviada à Lusa, a diocese anuncia que, em audiência privada, hoje, em Roma, o Papa Francisco confirmou a António Marto que, "'se Deus [me] der vida e saúde' quer estar na Cova da Iria para celebrar o centenário das aparições de Fátima".
"Depois de ter recebido já vários convites, é a primeira vez que Francisco afirma de forma explícita este desejo de vir a Fátima, autorizando a divulgação pública da sua intenção", destaca a diocese.
Para o presidente da Câmara de Ourém, "o Papa Francisco é hoje uma inspiração da esperança na mudança, na Paz e no diálogo construtivo entre os homens", destacando que "tem feito um percurso de esperança e da sua difusão, de ecumenismo assumido, valorizando a dignidade humana em todos os patamares do sofrimento e da condição humana".
Segundo o responsável, "o nome português mais conhecido no mundo é Fátima e o seu significado espiritual tem um significado muito profundo" que é "agora reforçado por esta manifestação de afeto da grande figura do tempo que vivemos - o Papa Francisco - quando assume o seu desejo de vir a Fátima, ao concelho de Ourém e a Portugal".