O município de Famalicão já entregou a primeira casa de arrendamento acessível, um segmento de habitação pública cujo objetivo é "garantir habitação a preços mais baixos do mercado e facilitar o acesso à habitação a famílias de classe média". O apartamento em causa situa-se na Quinta do Passal, em Avidos.
Corpo do artigo
Segundo a autarquia, a solução vai repetir-se noutras 330 habitações, que estão a ser construídas no âmbito da Estratégia Local para a Habitação. Os empreendimentos localizam-se em Gondifelos, Castelões, Delães, Bairro, Carreira, Mogege, Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria, Bairro e Telhado, num investimento de 44 milhões de euros.
“É a primeira casa desta nova modalidade que estamos a entregar, mas temos mais um conjunto de habitações municipais que vão ser colocadas nesta modalidade de arrendamento, destinadas a pessoas que não se enquadram na renda apoiada, mas cujo rendimento também não é tão elevado que possam pagar uma renda no mercado livre”, explicou Mário Passos, presidente da autarquia famalicense.
“É uma solução para as famílias de classe média, reformados e pessoas que tenham como condição rendimentos que lhes permitam pagar uma renda neste enquadramento de valores, como é o caso desta família”, acrescentou.