A Estradas de Portugal anunciou esta quarta-feira a abertura, à meia-noite, da variante sul de Bragança da auto-estrada transmontana.
Corpo do artigo
A concessionária "AutoEstradas XXI" tinha apontado a entrada em funcionamento para as 12 horas desta quarta-feira, mas foi adiada devido à necessidade de se proceder a "pequenas correcções" na obra, disse à Lusa a Estradas de Portugal.
O Instituto Nacional das Infraestruturas Rodoviárias (INIR) autorizou às 18 horas, depois de efectuadas as correcções, a abertura da variante sul de Bragança da autoestrada transmontana.
Fonte do INIR disse à Agência Lusa que a concessionária já efectuou as correcções necessárias para a abertura do primeiro troço de auto-estrada do distrito de Bragança.
Também esta quarta-feira abre ao trânsito o nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, que faz a intercepção da auto-estrada e do IP2, outra das novas estradas em construção no Nordeste Transmontano para ligar ao sul do distrito e do país.
A Auto-estrada Transmontana tem 130 quilómetros, entre Vila Real e Bragança, mas a denominação que os automobilistas vão encontrar nas placas informativas é "A4".
A via corresponde ao prolongamento da auto-estrada que já liga o Porto a Amarante e que vai chegar até à fronteira com Espanha, em Quintanilha (Bragança).
A A4 - Variante de Bragança concluída esta quarta-feira tem uma extensão de nove quilómetros em perfil de auto-estrada, contornando Bragança por Sul (o IP4 contorna-a por Norte) e compreende três nós de ligação, todos no concelho de Bragança e uma Ponte sobre o rio Fervença.
O sublanço Bragança Poente / Bragança Nascente está sujeito a um regime de cobrança de portagem com recurso ao sistema exclusivamente electrónico, sem possibilidade de pagamento manual no local.