Preço só aumenta nos transportes fluviais pontuais
Corpo do artigo
Andar de transportes públicos, em Aveiro, vai passar a ser mais barato, a partir de 1 de agosto. A única exceção destina-se a quem só utiliza pontualmente os serviços do ferryboat e da lancha, que fazem a ligação a São Jacinto. Nesse caso, verão o preço dos bilhetes aumentar. Os novos tarifários foram aprovados esta quinta-feira pela Câmara de Aveiro, e serão aplicados, a partir de 1 de agosto, pela Aveirobus, empresa do grupo Transdev, que tem a concessão dos transportes públicos no concelho.
No caso dos autocarros, o passe social da “Zona 1”, por exemplo, baixa de 19,50 para 15 euros. Por seu turno, o bilhete pré-comprado de 10 viagens desce de oito para sete euros e o bilhete comprado diretamente ao motorista reduz de 2,10 para dois euros.
Já no caso dos transportes fluviais (ferryboat e lancha), o passe desce de 19,50 para 15 euros. Mas o bilhete isolado de ida e volta aumenta, de 3,35 para 3,90 euros. A tarifa de viatura ligeira custa 6,20 euros, atualmente, e vai subir um euro.
Mais carreiras
Devido ao número de turistas e de habitantes, a Aveirobus vai passar a ter mais carreiras diurnas – no inverno, passam de 246 a 283, e no verão, de 208 para 298 – e um aumento de frequência de horários noturnos.
Será criada, também, uma nova linha urbana, com partida e término na estação de comboios, “em circuitos de 30 minutos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade, Centro de Congressos e zona urbana da Forca-Vouga”.