O Festival Penha Clássicos está maior, com uma secção de carros desportivos, uma exposição de veículos militares e, este ano, celebra os 50 anos do Volkswagen Golf.
Corpo do artigo
A estância turística da Penha, em Guimarães, recebe, este fim de semana, a 5ª edição do Festival Penha Clássicos, um evento promovido pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães que reúne, no terreiro em frente ao santuário, cerca de 260 carros de coleção.
O evento deste ano vai assinalar os 50 anos do Volkswagen Golf, um modelo que já vai na sua oitava geração. O festival está maior que em anos anteriores e passou a ter uma secção dedicada a carros desportivos. Mantém-se a parceria com a Associação de Veteranos Lanceiros de Portugal e o Regimento de Cavalaria 6 que estão encarregues da exposição de veículos militares.
O Festival Penha Clássicos tem, este ano, a sua maior edição de sempre. “Em 2023, eram 140 carros, o que já é muito bom, mesmo assim, este ano teremos à volta de 260 carros. Só não temos mais porque, a certa altura, fechamos as inscrições”, refere Carlos Baptista, presidente da direção do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães.
Numa altura em que se celebram 50 anos sobre o lançamento do Volkswagen Golf, a frota deste modelo em exposição vai ser reforçada. “Vamos ter vários modelos com mais de 40 anos e até alguns que não foram comercializados na Europa”, refere Carlos Baptista. O carro mais antigo em exposição será o Ford T, um modelo que tem a curiosidade de ter sido o primeiro carro produzido em série. Entre as relíquias estão também os dois Citroen de 1925.
Nova secção de carros de competição
Os carros em exposição vêm de coleções particulares e de sócios de clubes automóveis um pouco por todo o norte do país. Nesta quinta edição, o festival inaugura uma secção dedicada aos carros de competição, onde poderão brilhar os modelos vindos do Museu do Rali, no concelho vizinho de Fafe.
Entre as viaturas militares em exposição, o destaque vai para uma Chaimite. Trata-se de uma viatura blindada de transporte de tropas, de tração integral, construída pela empresa portuguesa Bravia, que se tornou conhecida pela sua utilização na Guerra Colonial, nos teatros de operações de Moçambique, Angola e Guiné e depois no 25 Abril. No espaço dedicado às viaturas militares será ainda possível apreciar um UMM da Polícia Militar (uma viatura de tração integral de fabrico nacional), um Jeep Willys, uma viatura que o Exército Americano usou na Segunda Guerra Mundial e um Humvee, além de várias motas e bicicletas.
Garantida está a participação de cerca de 30 Fiat Panda, do Clube Pandista Português. Este grupo já é conhecido no festival da Penha pela qualidade cenográfica da sua exposição. Aproveitando os enormes penedos da Penha, os pandistas apresentam os pequenos carros italianos em verdadeiras cenas de todo-o-terreno agressivo.
“No futuro queremos criar um parque, com segurança, para que os proprietários de clássicos possam vir visitar a exposição nos seus carros. Aumentando, assim, o número de viaturas clássicas presentes, ainda que extra exposição”, refere Carlos Baptista.
O Festival Penha Clássicos, decorre no sábado e no domingo, abre às 10 e fecha às 19 horas. Para chegar ao alto da montanha, é possível ir de carro ou optar pelo teleférico. A viagem de ida e volta custa 7,5 euros para os adultos e 3,5 euros para as crianças, os residentes em Guimarães pagam apenas 1,5 euros e os menores de seis anos viajam gratuitamente.