"Oficina do Desporto" ficará ao lado do Estádio. Terá quatro campos e bancadas para 2500 pessoas. Investimento de 17,4 milhões de euros estará ao serviço das escolas, seniores e clubes.
Corpo do artigo
Se tudo correr bem, Aveiro vai ter um pavilhão municipal desportivo em meados de 2026. Esta quinta-feira, em reunião privada, a Câmara aprovou a abertura de um concurso publico internacional para a construção do Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto, pelo valor base de 17,4 milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias.
O equipamento, que ficará ao lado do Estádio, na zona de Taboeira, terá quatro campos polidesportivos (para a prática de todas as modalidades de pavilhão), sendo um desses campos envolvido por bancadas, com uma capacidade para receber público num total de 2500 pessoas.
A Oficina do Desporto será gerida pela Câmara mas estará ao dispor dos alunos das escolas e seniores nos períodos da manhã e associações desportivas do concelho durante a tarde e noite. “Se sobrar tempo estará também aberto à população”, afirmou o presidente da Câmara, Ribau Esteves.
O pavilhão terá ainda dois ginásios, salas para reabilitação de atletas, salas de formação, auditório, sala de estudo, bar e restaurante, para além de diversos balneários.
Com uma área de implantação de 10400 m2 e uma área bruta de construção de 22615 m2, a obra do novo pavilhão será totalmente suportada pelas finanças da Câmara, “visto que não há fundos comunitários para este tipo de investimento”, adiantou Ribau Esteves.
Atribuição de 66 casas
O executivo aprovou também hoje a abertura do concurso para a atribuição de 66 casas (T1, T2 e T3) de habitação social. Fogos que já pertenciam ao município e que foram alvo de obras. Estão distribuídos por Santiago (56), São Jacinto (3), Quintãs (3), Cacia (2) e Eirol (2). Ribau Esteves acredita que a Câmara terá concluído durante o verão o processo de seleção de famílias que irão viver nas casas em regime de arrendamento apoiado.
Apoio ao Curso de Medicina
A Câmara revelou também hoje ter protocolado com a Unversidade de Aveiro (UA) um conjunto de apoios no caso da UA conseguir o Curso de Medicina. Ribau Esteves deu eco da “esperança” que a academia e a autarquia têm numa resposta positiva da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior “à terceira” tentativa da UA em conseguir o Curso de Medicina.
O protocolo prevê o apoio da Câmara na cedência de equipamentos municipais aos alunos, nomeadamente biblioteca, com o intuito de assegurar locais de estudo, com acesso a computadores e ligação à internet, bem como a criação de um circuito de autocarro, ou ao ajustamento dos existentes, que permitam a deslocação dos docentes e estudantes entre a Universidade de Aveiro e os seus locais de estágio clínico, nomeadamente os centros de saúde.