O mais importante local de nidificação em Portugal do garajau rosado, uma ave protegida, foi salvo, depois de cerca de um ano de ações de desratização que permitiram limpar o Ilhéu do Feno, na Terceira.
Corpo do artigo
O sucesso das ações para salvar esta zona de nidificação foi ontem revelado pelo investigador João Amaral, recordando que o local esteve "em risco", já que, em 2005 e 2006, "nenhuma ave ali nidificou".
A importância do Ilhéu do Feno resulta de ser o principal local de nidificação desta ave nos Açores, a única região do país onde existem garajaus rosados. "O garajau rosado tem uma população na Europa de apenas cerca de seis mil indivíduos", salientou João Amaral. No arquipélago existem três dezenas de colónias espalhadas pelas nove ilhas, onde nidifica metade da população total da espécie em território europeu.
No ilhéu do Feno chegaram a ser registados 350 casais em 2001, ano em que atingiu o maior número. Este local de nidificação foi, no entanto, alvo de um ataque de ratos que culminou com o completo afastamento dos garajaus rosados em 2005 e 2006. Para inverter este quadro, foi desenvolvida uma campanha que envolveu a colocação de armadilhas numa área com cerca de 1,6 hectares, entre o outono de 2006 e a primavera de 2007, o que permitiu erradicar a população de ratos.