Duas pessoas, avô e neta, morreram afogadas, ao início da tarde desta terça-feira, na Praia do Salgado, na Nazaré. Uma terceira familiar foi resgatada com vida e está livre de perigo. As vítimas são de nacionalidade inglesa.
Corpo do artigo
De acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o acidente que envolveu os três familiares ocorreu pouco antes das 14 horas, tendo os bombeiros conseguido ainda retirar do mar duas das vítimas, a neta e a avó, ainda com vida.
O homem, de 66 anos, foi retirado da água já cadáver.
A equipa do INEM tentou ainda reanimar a criança, mas sem sucesso", disse à Lusa o comandante do Porto da Nazaré, Albuquerque e Silva, que já tinha informado sobre a morte do homem.
As duas vítimas mortais, ambas de nacionalidade inglesa, encontravam-se na praia do Salgado e, segundo Albuquerque e Silva, "afastaram-se da zona vigiada, acompanhados pela avó, para darem um passeio pelo areal, durante o qual terão ter sido arrastados pelas ondas".
As três vítimas foram avistadas na água por dois pescadores de uma embarcação de pesca lúdica que "os retiraram da zona de ondulação e alertaram os bombeiros", acrescentou.
[HTML:googlemaps|praiasalgado.html|485|385]
No local estiveram os Bombeiros Voluntários da Nazaré. A Praia do Salgado é conhecida por ser uma das principais para a prática de surf.
As vítimas encontravam-se na praia com os pais da criança, que estão em estado de choque.
Os dois cadáveres foram transportados para a morgue do Hospital de Leiria.
O alerta foi dado às 13:53 e no local estiveram uma embarcação salva-vidas da Capitania da Nazaré, elementos da polícia marítima, 10 bombeiros e uma equipa do INEM.
Com estes dois casos, sobe para oito o número de mortes por afogamento em praias nacionais desde a abertura da época balnear.