O Cais do Sodré, Restauradores, Ribeira das Naus e Campo das Cebolas, em Lisboa, vão ser zonas vigiadas a partir de 2024. Durante o próximo ano, serão aqui instaladas 97 câmaras de videoproteção, revelou ao JN a Câmara de Lisboa.
Corpo do artigo
No mesmo ano, serão ainda lançados concursos para a instalação de 112 câmaras em 11 novas zonas como a Praça do Comércio, Cais das Colunas, Praça D. Pedro IV, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua da Prata, Rua do Comércio, Rua dos Fanqueiros, Santa Apolónia, Rua dos Caminhos de Ferro e Avenida Infante Santo. Estas "serão instaladas após concurso e adjudicação", não havendo ainda data prevista.
Cais do Sodré e Campo das Cebolas são as zonas da Baixa de Lisboa que vão ter mais câmaras instaladas, 30 em cada uma, já no próximo ano. Segue-se a Ribeira das Naus, com 20, e os Restauradores com 17, num total de 97. A Câmara de Lisboa explica que "foi a PSP, fruto do seu conhecimento e análise, que definiu o conjunto de zonas onde seria importante um sistema de videoproteção". "A instalação de câmaras é precedida de proposta das forças de segurança", esclarece.