<p>O balneário termal de Pedras Salgadas vai reabrir em Outubro. A garantia é do presidente da Câmara de Vila Pouca, após reunião com a Unicer. A revelação surge depois de um movimento cívico ter criticado o atraso da obra.</p>
Corpo do artigo
A requalificação do balneário termal de Pedras Salgadas, encerrado desde 2006, faz parte do Aquanattur, um projecto de investimento da Unicer turismo.
Inicialmente, a abertura do balneário, agora com características de SPA, chegou a estar prevista para meados de 2008, tendo resvalado depois para Julho deste ano. A última data avançada aponta agora para Outubro e foi revelada pelo presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, após uma reunião com responsáveis da Unicer.
"Quem tenha construído a sua casa de habitação, sabe que diz 'eu vou passar lá o Natal' e, depois, passa lá o Natal do ano seguinte'. (...) uma obra que está a ser feita, com a orientação do arquitecto Siza Vieira, que quer fazer uma obra com o máximo de qualidade, está em sucessivas alterações", justificou, à rádio local, o autarca.
O anúncio da data veio acalmar a contestação que os atrasos têm causado junto da população de Pedras Salgadas, mas não os fez desaparecer de vez. "As pessoas de Pedras Salgadas só vão ficar sossegadas se, na altura da inauguração, forem avançadas as datas das obras previstas no âmbito do mesmo projecto", disse, ao JN, o membro de um movimento cívico que, recentemente, se manifestou contra os atrasos nas obras.
Mas o presidente de Vila Pouca de Aguiar também dá a cara pela empresa nas obras que faltam. "Da reunião que tive, com o Dr. Pires de Lima, responsável da Unicer, a garantia que tenho é que o projecto vai ser todo executado. (...) está licenciado o SPA Termal, o Hotel que tanto falam já tem o projecto aprovado e licenciado pela Câmara, as piscinas exteriores têm o processo concluído e vão entrar em obra, ainda este Verão. A recuperação das oficinas está deferida e aprovada pela Câmara Municipal. A recuperação da Casa de Chá está deferida e aprovada. A construção da portaria, onde vão funcionar os serviços sociais, está deferida e aprovada. As quatro fontes também vão ser requalificadas este ano. E o projecto do ApartHotel vai ser apresentado, brevemente...", garantiu.
O JN não conseguiu ouvir, em tempo útil, nenhum responsável da Unicer.