O espaço aéreo do aeroporto Francisco Sá Carneiro estará encerrado temporariamente na noite de 23 de junho, por causa do lançamento dos balões de S. João.
Corpo do artigo
A medida é aplicada pelo terceiro ano consecutivo, de forma a prevenir eventuais situações de perigo para a navegação aérea. Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, desta vez o lançamento dos tradicionais balões de mecha acesa não está proibido, esclareceu, ao JN, o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, Marco Martins.
O aviso para o encerramento temporário dos voos no aeroporto internacional do Porto é feito pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). A proibição estará em vigor entre as 21.45 horas do dia 23 e a 1 da manhã do dia 24, por ser este o "período de maior intensidade de largada dos balões" na noite de S. João.
Segundo aquela autoridade, o encerramento é uma forma de salvaguardar a segurança operacional da navegação aérea de pessoas e bens, prevenindo qualquer situação de perigo, nomeadamente "o risco de colisão e de interferência na operação segura da aeronave".
Ainda de acordo com a ANAC, o encerramento não deverá causar grandes transtornos aos passageiros nem às companhias aéreas, que foram avisadas com antecedência. Os avisos à navegação aérea foram emitidos no passado dia 5 de fevereiro, de forma a "minimizar os inconvenientes dos passageiros e a permitir às transportadoras aéreas acautelarem e ajustarem os seus voos que estavam previstos para tal período horário", especifica a autoridade.
Apenas aeronaves do Estado, de emergência médica e socorro ou de apoio às operações aéreas de combate a incêndios estarão autorizados a utilizar o espaço aéreo.
Nos anos anteriores, devido às temperaturas elevadas, a largada de balões de S. João esteve proibida por decreto-lei. As multas previstas podiam chegar aos cinco mil euros por pessoa.
sem restrições
Neste ano, de acordo com o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, Marco Martins, não há qualquer tipo de interdição. Os balões vão poder ser lançados sem risco de incorrer em multa. "A previsão da meteorologia não aponta para temperaturas elevadas, pelo que a largada de balões será permitida", disse o também presidente da Câmara Municipal de Gondomar.
Independentemente das condições atmosféricas ou da eventual proibição, a ANAC avançou de novo com o fecho do espaço aéreo, uma vez que é objetivamente impossível "controlar a largada de balões".
TRADIÇÃO NASCEU EM FRANÇA
A tradição dos balões de S. João terá nascido com os engenheiros que estiveram no Porto aquando da construção das pontes metálicas D. Maria Pia e Luís I, no século XIX. O divertimento, que já era muito apreciado pela corte francesa, foi de imediato adotada pelos portuenses que lançavam os balões nas zonas mais altas da cidade, como a Lapa e a Fontinha. Nesse tempo eram feitos pelas crianças com uma pasta de farinha e água. Hoje, são produzidos de forma industrial e vendidos em muitas lojas.
TRANSPORTES
Reforço
A STCP terá maior frequência e viaturas de grande capacidade nos principais eixos. O metro circulará toda a noite. Só a linha Violeta mantém o horário habitual e encerra à 1 hora. A CP terá bilhetes a 2€ nas ligações de Aveiro, Braga, Guimarães e Marco de Canaveses.
Alteração nas linhas
As paragens da Cordoaria, Trindade, Praça da Liberdade, Batalha, D. João I, Carmo, Aliados, no Porto, e na parte final da Avenida da República, em Gaia, estarão desativadas. Os acessos às pontes Luís I e do Infante estarão fechados. O elétrico e a linha 11M não circularão na noite de São João.