O bar da praia dos Ingleses, na Foz, no Porto, está a ser demolido. Os trabalhos arrancaram no início da semana e vão prolongar-se por mais uns dias. A Câmara do Porto, responsável pela intervenção, invoca razões de "segurança de pessoas, bens, saúde pública e ambiente".
Corpo do artigo
Acrescenta que "esta ação está a ser executada pelo Município ao abrigo do estado de necessidade, dado que o avançado estado de degradação do equipamento", em pleno areal, "estava a constituir um perigo iminente".
É detalhada a necessidade do desmantelamento, porque a estrutura denota evidentes sinais de desgaste. "Além das questões relacionadas com a insalubridade do local e o perigo para a saúde pública, a estrutura metálica do bar encontrava-se em estado de degradação, com os perfis metálicos e suas ligações a apresentarem zonas em avançado estado de corrosão", conforme é salientado.
"A contínua degradação das estruturas metálicas estava a comprometer a sua capacidade resistente, representando um perigo potencial para os utilizadores da praia", é reforçado, acerca da segurança.
Foto: Amin Chaar
Ocupação do passeio
Sobre prazos, adianta-se que "a intervenção tem uma duração estimada de sete dias úteis (começou na segunda-feira)". Durante este período,"estão a ser realizados diferentes trabalhos, que passam pela desmontagem integral, incluindo fundações e sistema de águas residuais".
A escadaria será alterada: "A demolição inclui a remoção e transporte dos materiais sobrantes para vazadouro autorizado e a colmatação do lanço de escadas de acesso à praia, atualmente existente".
Estas medidas de mitigação de risco estão a ser executadas sob supervisão do Serviço Municipal de Proteção Civil e da empresa municipal Domus Social.
A Câmara do Porto faz saber que "para a realização dos trabalhos será necessária a ocupação temporária do espaço público (passeio e ciclovia), durante o período da demolição".
Foto: Amin Chaar