Barcelos vai ser palco, nos dias 11 e 12 de junho, das fases finais regionais de cinco modalidades do Desporto Escolar. São esperados quase 300 alunos, a que se juntam professores, árbitros e voluntários.
Corpo do artigo
As secundárias Alcaides de Faria e de Barcelos, as escolas básicas Gonçalo Nunes e Vale do Tamel vão acolher as provas de andebol, ténis de mesa, voleibol, badmington e futsal e desempenhar um papel ativo na organização do evento.
O autarca de Barcelos, Mário Constantino Lopes, sublinhou a importância do desporto escolar na formação integral dos jovens. “É, simultaneamente, um espaço de educação, de inclusão e de saúde. É um espaço de convivência e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais que ultrapassam os limites do campo de jogo ou do pavilhão”, afirmou.
“Apoiar o desporto escolar não é um gesto simbólico - é um compromisso concreto com a escola pública, com os nossos jovens e com a coesão social. É garantir que todas e todos tenham acesso a oportunidades de crescimento, independentemente da sua origem ou condição”, considerou o autarca.