Barcelos vai alargar a cobertura da rede de saneamento nas freguesias de Vilar do Monte e Fornelos, beneficiando quase um milhar de habitantes, numa tentativa de recuperar "o atraso de mais de 13 anos".
Corpo do artigo
A obra, que vai custar cerca de 750 mil euros, faz parte do plano de investimentos da empresa Águas de Barcelos, e o autarca barcelense fez questão de marcar presença no auto de consignação, lançando críticas ao anterior executivo. "Estas empreitadas, e as que se seguirão, vão permitir recuperar o atraso de mais de 13 anos em que não se executou um único metro de rede de saneamento ou de abastecimento de água", criticou Mário Constantino.
"O avançar destas obras significa o cumprir de um dos nossos grandes objetivos: recuperar o tempo perdido e dotar, o mais rapidamente possível, o nosso concelho de condições de salubridade, das quais o saneamento é parte fundamental. Para atingirmos esses objetivos, contamos com a colaboração e o trabalho da empresa concessionária cujo trabalho já é visível no terreno", acrescentou o autarca.
Em Vilar do Monte, a obra permitirá colocar em funcionamento seis quilómetros de rede e aumentar exponencialmente a cobertura de saneamento, num investimento que beneficiará diretamente cerca de 470 habitantes, assegurando uma melhoria substancial nas condições ambientais locais.
Já na freguesia de Fornelos, o foco do projeto é a construção de uma estação elevatória de saneamento, que, após a sua entrada em funcionamento, vai potenciar a utilização de uma rede de seis mil metros que, apesar de estar feita há cerca de 15 anos, só agora passará cumprir a sua finalidade. Este investimento proporcionará acesso ao serviço de saneamento a aproximadamente 420 habitantes.