VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico decorre de 12 a 14 de abril e, além dos concertos, terá workshops, oficinas e uma homenagem ao músico galego Joám Trillo.
Corpo do artigo
Vai ser um fim de semana repleto de música na terra do galo. A VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico realiza-se em Barcelos, de 12 a 14 de abril, e, para além dos muitos concertos, terá workshops, oficinas e uma homenagem ao músico galego Joám Trillo. Na apresentação, que se realiza de dois em dois anos em locais diferentes, o autarca barcelense afirmou ser “uma grande honra” ser anfitrião deste evento, uma vez que reúne o que acha mais indicado para o “projeto cultural” do Município, “com novos públicos e novos talentos”. Já Xoán Vasquez Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, revelou que a escolha de Barcelos foi feita por “unanimidade”, já que “aposta na cultura, na educação e no desporto”.
A VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico vai contar com 375 participantes da Galiza e do Norte de Portugal, 32 solistas e 343 agrupamentos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico. Os espetáculos, de música clássica e jazz, decorrerão no Auditório São Bento Menni e no Theatro Gil Vicente. O Município de Barcelos vai promover, também, uma programação complementar que inclui workshops, oficinas, entre outras atividades, com início a 6 de abril. A criação deste programa pretende ser um fator de atratividade, envolvendo atores locais que trabalham o domínio musical através do barro.
Homenagem a Joám Trillo
Tal como em todas as edições anteriores desta Mostra Musical, que já acontece desde 2008, haverá uma homenagem a uma “personalidade relevante da música clássica ou jazz da Eurorregião”. A escolha recaiu sobre Joám Trillo, músico galego, e uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega, com um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX.
O fim de semana musical culminará no domingo, dia 14, com a final da Mostra Musical, da parte da manhã, em que um júri profissional decidirá quem serão os/as vencedores/as, e, na parte da tarde, terá lugar a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. No final do evento, será interpretado o tema “Grândola Vila Morena”.
A Mostra Musical do Eixo Atlântico reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a divulgação do gosto pela Música da Galiza e do Norte de Portugal, privilegiando a inovação, a qualidade, a interação e a renovação do panorama musical do Eixo Atlântico. O evento reúne, em cada edição, centenas de alunos de escolas e conservatórios de música das cidades do Eixo Atlântico.