A ministra da Saúde garantiu, esta quinta-feira, que o novo hospital de Barcelos será uma realidade em breve.
Corpo do artigo
Ana Paula Martins, que marcou presença na terra do galo para a cerimónia do auto de transferência de 15 viaturas destinada às unidades de saúde do concelho, respondeu ao apelo feito pelo autarca local.
Mário Constantino pediu desculpa pela “deselegância”, mas lembrou que os barcelenses não o “perdoariam” se não aproveitasse a presença da responsável pela pasta da saúde para saber das intenções do novo Governo sobre um assunto que é “um desígnio central, unânime entre todas as forças políticas”.
Na resposta, Ana Paula Martins anunciou que já está a ser finalizado “o processo de arquitetura” e, para breve, irá ser preparado “o lançamento do concurso do Hospital de Barcelos”. “O atual Governo tem um único lema e que nos faz todos os dias recordar: palavra dada é palavra honrada. Contem connosco, nós contamos convosco”, garantiu.
Viaturas elétricas
As Unidades de Saúde de Barcelos receberam, esta quinta-feira, 15 viaturas elétricas, destinadas às equipas que prestam cuidados de saúde primários. Cada viatura será equipada com um computador portátil para registar dados clínicos em tempo real, além de já estarem preparadas para o acondicionamento de resíduos contaminados resultantes da atividade domiciliária.
A entrega destas viaturas visa reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio, contribuindo para uma resposta mais eficiente às necessidades da população. A aquisição destas viaturas resultou de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) feita pela ARS Norte, no valor de cerca de meio milhão de euros.