Bebé nasce em ambulância a chegar ao hospital de Portimão. Obstetrícia de Faro estava fechada

Bebé acabou por nascer na berma da A22, dentro da ambulância do INEM
Foto: Miguel Pereira / Arquivo
Uma bebé nasceu dentro de uma ambulância do INEM, na berma da A22, em Loulé, quando estava a ser transportada para o Hospital de Portimão. O caso ocorreu na noite da passada sexta-feira, altura em que a urgência de Obstetrícia do Hospital de Faro estava encerrada por falta de médicos especialistas.
Segundo apurou o JN, a grávida, de 40 semanas, em final de gestação, residente no concelho de Loulé, já se tinha dirigido, nesse mesmo dia, ao Hospital de Portimão, devido à impossibilidade de ser atendida em Faro, a unidade mais próxima de casa. Foi observada por um médico, mas acabou por ter alta e regressou a Loulé.
Horas depois, começou a sentir contrações em casa. O companheiro colocou-a no carro e deslocou-se à delegação de Loulé do INEM para pedir ajuda.
Os técnicos de emergência médica prestaram os primeiros cuidados e acionaram uma ambulância de Suporte Imediato de Vida. Como a urgência de Obstetrícia mais próxima, a de Faro, continuava encerrada, foi dada a indicação de transportar a mulher para Portimão.
A cerca de cinco quilómetros do hospital, a grávida entrou em trabalho de parto e a ambulância teve de interromper a viagem e parar numa berma da autoestrada para realizar o parto, registado pouco depois das 23 horas, sem quaisquer incidentes.
Após o nascimento, a ambulância seguiu viagem para Portimão, onde mãe e bebé ficaram internadas. O JN sabe que ambas já tiveram alta e estão bem.
