Bibliotecas de Praia regressam a Esposende para promover a leitura durante o verão
Até 31 de agosto, as Bibliotecas de Praia voltam às praias de Esposende, proporcionando aos veraneantes um espaço dedicado à leitura, ao lazer e à cultura. A iniciativa, já com quase três décadas, reforça a aposta do município na promoção do livro e da leitura.
Corpo do artigo
Durante este período, as bibliotecas estarão em funcionamento das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, nas praias de Cepães (Marinhas), Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão) e Apúlia. Nestes espaços, os utilizadores têm acesso a uma vasta oferta de livros — incluindo obras em inglês, francês e alemão —, jornais de âmbito nacional, regional e local, bem como revistas sobre temas tão diversos como cultura, viagens, saúde, desporto e informação geral.
Os leitores podem optar por desfrutar da leitura nas esplanadas preparadas para o efeito, levar os livros para a toalha de praia ou requisitá-los para leitura domiciliária, evitando deslocações à Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.
As Bibliotecas de Praia incluem, ainda, um espaço infantil, equipado com almofadas e materiais para leitura, desenho e jogos. Para momentos de convívio entre amigos ou em família, há também jogos de tabuleiro disponíveis, destinados a todas as idades.
Apesar do foco no suporte impresso, as bibliotecas estão equipadas com Wi-Fi gratuito, garantindo acesso à internet.
Este projeto conta com a colaboração de bolseiros do Ensino Superior, integrados em programas de serviço cívico/comunitário, que asseguram o apoio e o funcionamento diário das estruturas.