Foram 450 os participantes no "Bife da Páscoa", realizado este sábado, em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo. Vieram de vários locais do país.
Corpo do artigo
Quatrocentos e cinquenta quilos de carne para 450 homens. A tradição do Bife da Páscoa regressou este Sábado de Aleluia, com vigor. Após dois anos de interregno por causa da pandemia, a Quinta do Carvalho em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, voltou a encher-se de testosterona, com homens de todo o país famintos de convívio à volta da mesa e prontos a devorar bifes que pesam "250 a 300 gramas cada um".
"Quatrocentos quilos de carne, dá um quilo a cada homem e há quem coma mais do que um quilo. Há amigos que comem sete e oito bifes", contou Eugénio Cerqueira, porta-voz do grupo Amigos do Bife, que organiza a festa. "Estes 450 homens vieram de vários pontos do país. Cascais, Trofa, Ermesinde, Braga, Barrancos, Valença, de muitos lados. Vários grupos. O maior grupo veio de Loures, com 27", referiu.
O típico almoço só para homens (embora haja mulheres na cozinha e a servir) já se realiza em Viana do Castelo há 30 anos e, por isso, desta vez a comemoração foi a triplicar. "O Bife da Páscoa voltou em muita força. Havia muitas saudades. Eu comecei a ser pressionado para retomar, para que não deixasse morrer a tradição, já no final do ano passado. As pessoas queriam celebrar o trigésimo aniversário, que foi em 2020, mas fomos interrompidos pela pandemia", disse o organizador.
Mais caro
Até 2019 o evento juntava quase 600 homens. O último juntou 580. Este ano, foi condicionado tanto pelas restrições no abastecimento de carne, como pela subida dos preços. "Tivemos muita dificuldade e só temos a agradecer ao nosso fornecedor, o talho de Cardielos, que fez o possível para nos arranjar carne suficiente e felizmente conseguiu-se o objetivo de regressar em 2022", sublinhou Eugénio Cerqueira.
Devido às condicionantes, a participação foi mais cara, passou de 33 para 40 euros, mas nada que afetasse o ambiente "festivo e alegre". Animaram a festa, o cantor popular Augusto Canário e a estreante Banda do Galo de Barcelos. Os bifes que sobrarem serão degustados no próximo fim-de-semana "com calma" pelos elementos da organização.