O Bloco de Partos e Urgência Obstétrica e Ginecológica do Hospital do Barreiro reabriu, esta segunda-feira, em instalações requalificadas e com novos equipamentos. A obra durou três meses e custou 900 mil euros.
Corpo do artigo
De acordo com fonte oficial do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, o novo bloco vai "melhorar a qualidade da prestação de cuidados de saúde às utentes, bem como as condições de trabalho para os profissionais”.
As intervenções consistiram em melhorar o acesso e os circuitos no serviço, criar novas áreas, nomeadamente uma zona para as utentes, e remodelar as instalações sanitárias, melhorando a acessibilidade. Foi ainda possível adquirir vários equipamentos médicos, tais como camas de parto, marquesas, mesas de reanimação, mesas de anestesia, incubadora, cardiotocógrafos, monitores de sinais vitais, entre outros equipamentos.
Esta intervenção, que tinha previsto um prazo de execução de três meses, com data de conclusão estimada para 31 de outubro, decorreu de forma exemplar, tendo sido possível antecipar o início de atividade nas instalações, entretanto requalificadas, para 23 de outubro. Durante o período de realização da empreitada, o serviço funcionou em instalações próprias noutro local, onde nasceram mais de 470 bebés no centro hospitalar.
Desde o início do ano, o Serviço de Obstetrícia e de Ginecologia do Barreiro registou o nascimento de 1162 bebés, tendo sido realizadas 6610 consultas médicas e 7309 consultas de enfermagem.