O incêndio que deflagrou na sexta-feira no Lugar de Cunhas, no Soajo, em Arcos de Valdevez já está dominado, de acordo com o site da Proteção Civil.
Corpo do artigo
"As operações de combate estão a correr bem e o incêndio está a ceder. Temos neste momento um meio aéreo que começou a auxiliar-nos e contamos ter isto arrumado durante a manhã", afirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários dos Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, referindo que não há povoações em risco. "Se o fogo tivesse atravessado a estrada, era provável que tivéssemos que evacuar o Lugar de Cunhas, mas como o pessoal foi rápido e trabalhou bem não foi necessário. As operações correram bem durante a noite, porque o vento, apesar de ser intenso, estava a favor", referiu.
O incêndio deflagrou numa zona de escarpas no lugar de Cunhas e alastrou para o lugar de Campo Grande. Já teve duas frentes ativas, mas entretanto ficou apenas com uma, num local em que o acesso é bastante difícil. Apesar disso, equipas apeadas conseguiram descer os declives "e fechar os flancos até ao rio", acrescentou Filipe Guimarães.
Ao início da manhã deste sábado, encontravam-se 71 operacionais dos Bombeiros Voluntários dos Arcos de Valdevez e do Beato, da Força Especial de Bombeiros e dos GIPS da GNR envolvidos no combate a este fogo.
O incêndio que deflagrou no lugar de Parada, na freguesia de Lindoso, também na sexta-feira, entrou em fase de rescaldo, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo.