Os Bombeiros Voluntários de Guimarães efetuaram uma operação de limpeza na nave principal do santuário da Penha, através de uma equipa especializada em trabalhos verticais.
Corpo do artigo
A operação aconteceu numa altura em que a Irmandade da Penha se prepara para integrar o programa cultural e religioso “Da Quaresma até à Pàscoa”, acolhendo um concerto e expondo peças artísticas e religiosas relacionadas com a Quaresma.
O Juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, elogiou a disponibilidade, a cooperação e a eficácia da equipa de operacionais da corporação vimaranense que celebrou 147 anos no passado domingo.
A intervenção no monumento de arquitetura religiosa, da autoria de Marques da Silva, antecede o concerto do Quarteto de Cordas de Guimarães, um projeto inovador de residência artística, com a participação da soprano Silvia Di Falco, vencedora do prémio do público no VI Concurso Internacional de Voz "Carlos Gomes" para ópera e opereta em Turim, agendado para o próximo dia 28 de março. Esta apresentação faz parte do VIII Festival Internacional de Música Religiosa que começou no passado dia 15 e se prolonga até 31 de março, na Cidade Berço.
Até ao dia 31 de março, no Santuário da Penha, a Irmandade da Penha disponibiliza peças de elevada qualidade artística, relacionadas com a Quaresma, que integram a exposição que também poderá ser visitada em mais 17 igrejas, passos da Paixão e museus vimaranenses. Por cada museu ou igreja visitada será oferecido um marcador.
A exposição está aberta ao público, de terça a domingo, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. A entrada no concerto do Festival Internacional de Música Religiosa é gratuita, mas condicionada à capacidade do santuário.