Cerca de 70 artistas participam no festival de ilustração, que vai decorrer entre 5 e 18 de novembro. Nathalie Minne, Marina Gibert, Alexandre Rampazo e Nastya Varlamova são algumas das artistas estrangeiras que vão fazer parte da sexta edição do Braga em Risco
Corpo do artigo
O encontro de ilustração, entre 5 e 18 de novembro, está cada vez mais internacional e, no futuro, a expectativa do curador, Pedro Seromenho, é que a iniciativa se transforme "num laboratório de experiências que dura todo o ano".
Para já, durante duas semanas, vão passar 20 exposições pela Casa dos Crivos, Largo do Paço, Mercado Municipal, Museu de Imagem, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Livraria Centésima Página. Depois, há dez apresentações de livros que contam com oficinas orientadas pelos ilustradores, mercados de arte, visitas guiadas, performances, cinema e até um ciclo de concertos gratuitos, agendados para a reitoria da Universidade do Minho, entre 11 e 12 de novembro.
Luca Argel, André Júlio Turquesa, Aníbal Zola e Arianna Cassellas Y Kauê são os nomes que preenchem um cartaz dedicado à música indie portuguesa.
É quase uma ponte Minho-Galiza através da ilustração
Segundo Pedro Seromenho, este ano, o festival promove, também, uma aproximação à Galiza, em Espanha. Dez ilustradores da Corunha e outros tantos de Braga foram desafiados a ilustrar dez temas sobre as duas cidades e a mostra poderá ser vista na Casa dos Crivos. "É quase uma ponte Minho-Galiza através da ilustração", refere o diretor artístico.
Ao todo, o Braga em Risco vai contar com a participação de cerca de 70 artistas nacionais e internacionais. Alguns, vão começar a trabalhar ainda antes da inauguração, em residências artísticas, mais de 50 oficinas criativas pelas escolas e na promoção do evento nas ruas do centro histórico.
Cinco ilustradores vão interagir com famílias, visitantes e comerciantes
Entre os destaques está a iniciativa "Ruas do risco", em que cinco ilustradores vão interagir com famílias, visitantes e comerciantes que passem pelas ruas do Souto e S. Marcos no último dia deste mês.
Ao mesmo tempo, as montras de 16 lojas vão ser intervencionadas com frases de José Saramago e Maria Ondina Braga, assinalando o centenário dos escritores. Tudo será filmado e divulgado nas redes sociais.