Programa da Braga Ciclável começou em 2019 e tem 260 adultos inscritos à espera. Associação tem equipamentos disponíveis para crianças, mas falta para adultos.
Corpo do artigo
Em quatro anos, 60 residentes na cidade dos arcebispos receberam gratuitamente uma bicicleta através do programa de doação da Braga Ciclável. A primeira cicloficina comunitária, dinamizada por aquela Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA), conseguiu reunir mais 40 equipamentos para serem consertados pela população. Rapidamente estes serão também entregues – pelo menos as de adulto – já que a lista de espera chega às 260 pessoas.
As cicloficinas restritas aos associados são prática comum da Braga Ciclável. A associação estreou, recentemente, um novo modelo colaborativo. Em julho, realizou-se a primeira edição aberta à comunidade. Acompanhado por música, comida e bebida, um grupo de pessoas juntou-se para consertar as bicicletas entregues no programa de doação. A iniciativa decorreu nos jardins da Junta de Freguesia de São Victor.