Braga espera ter residência universitária na antiga fábrica Confiança em dezembro de 2025
O relatório final do concurso para transformar a antiga fábrica Confiança, em Braga, numa residência universitária está na “iminência” de ficar concluído, tendo a autarquia a expectativa de fazer a adjudicação já na próxima semana, para que a obra fique pronta em dezembro de 2025.
Corpo do artigo
“Estamos mesmo perto do final. O relatório já estará para assinatura de todos os membros do júri. Espero que na próxima reunião de Câmara [marcada para segunda-feira] venha o relatório final para aprovação e para permitir fazer a adjudicação”, disse esta segunda-feira a vereadora das Obras Municipais, Olga Pereira, no final da reunião de executivo camarário.
A autarca sublinhou que, após ter o relatório final, a autarquia poderá “adjudicar de imediato” a obra, que está “isenta de fiscalização do Tribunal de Contas”. “A expectativa é que esteja pronta em dezembro do ano que vem”, salientou.
Olga Pereira garantiu que uma eventual reclamação de uma das empresas concorrentes “não terá efeitos suspensivos” relativamente ao avançar do processo. Até porque, sublinhou a vereadora, caso haja reclamações, a autarquia “invocará interesse público” para dar continuidade ao processo.
Em causa está um investimento de mais de 25,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitirá transformar a antiga fábrica de sabonetes Confiança, que está devoluta, numa residência universitária com cerca de 700 camas. O espaço de alojamento será gerido pela Universidade do Minho.